Nova espécie de peixe sem rosto deixa cientistas perplexos; fotos

Peixe tem olhos sob a superfície da pele, mesmo não sendo visíveis

A descoberta de uma nova espécie de peixe vem deixando cientistas e pesquisadores perplexos após ser realizada, pela primeira vez na história, uma expedição para o mar profundo nas reservas marinhas de Commonwealth entre as regiões da Tasmânia e de Queenslândia, na Austrália.

O animal, encontrado a uma profundidade de 4 mil metros, tem características peculiares como narinas e bocas, mas sem um rosto propriamente definido. Os especialistas acreditam que a criatura, nunca antes encontrada, tem olhos sob a superfície da pele, mesmo não sendo visíveis.

"Em uma das câmeras de vídeo nós vimos um tipo de quimera, o que é muito, muito raro nas águas da Austrália. Temos visto um peixe com placas fotossensíveis que ficam no topo de sua cabeça, um peixe triploide que se deita em suas barbatanas e enfrenta a corrente", explicou Di Bray, do Museums Victoria.

O doutor Tim O'Hara, cientista-chefe da expedição, afirmou ainda que os dados coletados durante a expedição são cruciais para entender os impactos das mudanças climáticas nas próximas décadas. "É uma vida incomum. Lá em baixo tem pressões esmagadoras, não tem luz e é realmente frio. Nós temos registrado temperaturas abaixo de 1º C", afirmou.

Image title

Image title

Image title

Fonte: Com informações da UOL