O Everest não é a montanha mais alta do mundo

O Everest não é a montanha mais alta do mundo

Muitos conhecem o Everest como a montanha mais alta do mundo

Muitos conhecem o Everest como a montanha mais alta do mundo, porem para ciência essa afirmação não é verdadeira. A montanha mais alta do mundo é na realidade Chimborazo – um estratovulcão no Equador, que faz parte da Cordilheira dos Andes.

Para os cientistas, o local é o ponto mais distante do centro da Terra e, portanto, a mais alta em termos de distância.

Enquanto o Everest está aos 2.600 metros acima do nível do mar, o cume do Chimborazo está à 6.248 metros, porem a situação muda quando medidos a partir do centro da Terra. Segundo alguns relatórios o Everest se estende a uma distância de 6.382 quilômetros do centro da Terra. Enquanto o Chimborazo, se estende por 6.384 quilômetros.

A diferença de 3,2 km são o suficiente para colocar Chimborazo no número um. A novidade não é de agora, desde 2007 o relatório sobre o Chimborazo está pronto.

O Everest continua recebendo o título de montanha mais alta do mundo devido à dificuldade de escalar o local. Se leva exatamente 10 dias para apenas chegar ao acampamento base do Everest, seis semanas para se aclimatar, e então começa a árdua subida de nove dias para o topo. Já o Chimborazo leva cerca de dois dias para subir.

Fonte: Climatologia Geográfica