O que é a Bibliofobia?

Confira tudo sobre bibliofobia

Você é um bom leitor? Gosta de ter acesso a livros novos e está sempre buscando uma boa obra para apreciar? Se as respostas para estas perguntas forem sim, saiba que você é uma pessoa de sorte. A leitura abre caminho para novos universos, além de ser ótima para ampliar o vocabulário.

No entanto, existem pessoas que sofrem de uma fobia caracterizada pelo medo irracional e doentio de livros. Essa doença recebe o nome de bibliofobia, uma fobia razoavelmente incomum entre a população.

O medo de livros pode vir acompanhado de algumas particularidades, como o medo específico de livros didáticos, romances ou livros infantis. A bibliofobia também possui algumas variações, como a Mitofobia, que é o medo de lendas.

A bibliofobia causa dificuldade de leitura e de aprendizagem. É normal que as pessoas com essa doença fiquem nervosas ao serem obrigadas a ler, principalmente em voz alta. A doença pode causar sintomas físicos, como tremor, suor, lágrimas, batimentos cardíacos acelerados, entre outros problemas.


Tratamento para bibliofobia

Essa fobia pode ser extremamente limitante para a vida de uma pessoa e, por isso, ela precisa ser tratada da maneira correta, com profissionais capacitados. Apenas o tratamento pode evitar que o portador da fobia tenha sérios problemas na vida escolar e também no âmbito profissional.


Image title

Fonte: sitedecuriosidades