O que é Testofobia?

Confira a explicação abaixo:

Você já ouviu falar em testofobia? Essa palavra difícil faz referência ao medo irracional de fazer provas escolares. O transtorno é real e causa tensão, ansiedade excessiva, tremor, medo do fracasso e até sintomas físicos. O problema se agrava sempre que o estudante tem que passar por um teste, como provas, vestibulares e outras avaliações.

Pessoas que apresentam essa condição experimentam alto nível de estresse antes das provas. A fobia pode influenciar negativamente no desempenho escolar e na aprendizagem dos estudantes. Não são raros os casos de abandono escolar por conta da testofobia.

O medo afeta o desenvolvimento social, emocional e comportamental do aluno. Esse tipo de distúrbio tem sido relatado desde o início de 1950.

É importante buscar tratamento especializado para esse tipo de problema, pois a fobia causa sofrimento físico e emocional, desencadeando diversos problemas intelectuais. Os tratamentos mais recomendados para a testofobia são: psicoterapia, terapia cognitivo comportamental (TCC) e medicação específica contra transtornos de ansiedade, como antidepressivos, por exemplo.

Se você apresenta testofobia ou conhece alguém que tem o problema, procure ajuda profissional para um tratamento adequado. A recuperação do indivíduo com testofobia pode demorar meses, promovendo uma melhora progressiva no comportamento do estudante.

Os pais devem ficar atentos ao desempenho de seus filhos na escola. Somente o acompanhamento dos pais pode ajudar a diagnosticar a fobia precocemente.


Image title

Fonte: sitedecuriosidades