O que são paradoxos temporais?

Veja tudo sobre paradoxos temporais

Paradoxo temporal é um conceito desenvolvido e discutido em ficção científica. Trata-se de um fenômeno derivado das viagens no tempo para o passado.

O paradoxo nesse caso diz respeito a resultados logicamente impossíveis de viagens no tempo. Abaixo você vê uma lista de paradoxos temporais:

Paradoxo da causa e efeito - se o viajante altera algum evento passado com o objetivo de mudar o futuro, assim que o fizesse deixaria de existir o motivo original e consequentemente a própria viagem.

Paradoxo do avô - o viajante volta no tempo e mata seu avô na infância, tornando impossível a sua própria existência;

Paradoxo da duplicação - o viajante volta poucas horas e encontra consigo mesmo, impedindo que faça a viagem no tempo, alterando assim sua própria história;

Paradoxo final - a pessoa volta ao passado e impede que a tecnologia que o levou ao passado seja inventada.

Paradoxo da Acumulação - acontece quando o viajante do tempo se transporta de vários pontos de sua linha temporal para o mesmo momento de passado.

Paradoxo do Deslocamento em Trânsito - Viajantes do tempo em trânsito levam consigo seu próprio tempo - o presente do modo exato que estava no momento de sua viagem -, e não podem ser afetados por alterações da História ocorridas depois de sua partida.

Paradoxo da Descontinuidade - acontece quando um viajante do tempo encontra no passado um conhecido que partiu de um ponto do futuro diferente do dele. Essa pessoa pode não reconhecer o viajante, pois no seu presente eles ainda não se encontraram.


Image title

Fonte: sitedecuriosidades