O sorvete foi inventado primeiro que a geladeira?

Confira quem foi criado primeiro

Pode até parecer estranho ou curioso, mas o sorvete surgiu muito antes da geladeira. Na verdade, essa refrescante sobremesa nos remete à China, há cerca de 3 mil anos.

A origem do sorvete está relacionada à neve. A delícia era preparada apenas com suco de frutas, mel e neve, formando uma espécie de raspadinha nutritiva.

A evolução do sorvete aconteceu ao longo da história, e se intensificou com a criação da refrigeração moderna. Agora, no tempo dos chineses, o gelo do inverno era usado de maneira criativa para a produção do primeiro sorvete do mundo. Isso aconteceu provavelmente no ano 1000 a.C.

Os flocos de neve fizeram tanto sucesso que Alexandre, o Grande, rei da Macedônia, introduziu a delícia na Europa. Ele teria buscado a mistura de salada de frutas, mel e neve no Oriente.

Os árabes também teriam participado dessa história. Pesquisadores afirmam que eles teriam aperfeiçoado a receita da China, acrescentando mais ingredientes à neve. Os árabes também dizem que "sorvete" é uma palavra que vem do idioma árabe, derivada de sharbat, que significa bebida fresca na tradução literal para o português.

Como podemos perceber, são várias as histórias sobre a criação do sorvete, mas, independentemente da origem certeira, podemos dizer que uma coisa não deixa dúvidas: o sorvete apareceu antes da geladeira.

Na história dessa maravilhosa e refrescante sobremesa, babilônios, egípcios, gregos e romanos aproveitaram o sabor incrível das frutas misturadas à neve. E vale ressaltar que a neve que era utilizada na produção do antigo sorvete vinha diretamente do alto das montanhas, o que tornava essa produção bastante cara e difícil.

Para conservar o sorvete, os antigos povos armazenavam a delícia em buracos revestidos de madeira, gelo comprimido e palha. Outra informação relevante: o refrigerador só apareceu no final do século XIX.


Image title

Fonte: sitedecuriosidades