Pesquisa aponta que mês de nascimento afeta saúde

Foram encontradas 55 doenças relacionadas a datas específicas.

Cientistas da Universidade de Columbia desenvolveram um método que investiga a relação entre o mês de nascimento de uma pessoa e doenças. O estudo foi publicado e indicou que pessoas nascidas no mês de maio possuem menores riscos de ficarem doentes. Já as pessoas nascidas em outubro têm uma predisposição maior a contrair enfermidades.Image title

Os pesquisadores utilizaram um algoritmo para analisar as bases de dados médicas em Nova York. Eles encontraram 55 doenças que se correlacionaram com determinadas épocas de nascimento. Por exemplo, os autores do estudo descobriram que o risco de ter asma é maior nas pessoas que nasceram entre os meses de julho e outubro.

Uma pesquisa anterior, feita por cientistas dinamarqueses, relatou que os bebês que nasceram entre maio e agosto têm maiores chances de ter asma. A comparação entre os dois estudos pode ser feita, pois os níveis de luz do sol na Dinamarca nesses meses são similares aos observados no período de julho a outubro em Nova York. “Esses dados podem ajudar os cientistas a descobrir novos fatores de riscos de várias doenças”, disse o autor do estudo Nicholas Tatonetti.

Fonte: Com informações do Superblog