Pesquisadores acham tubarões vivendo em vulcão ativo no Pacífico

O vulcão é ativo e fica no Oceano Pacífico

Image title

Image title


Pesquisadores encontram tubarões vivendo dentro do vulcão Kavaci, localizado no Oceano Paciífico, próximo às Ilhas Salomão, na Oceania.

Como o vulcão é submarino está rodeado de águas quentes e ácidas, que tornam difíceis o mergulho de humanos no local.

Mas, pesquisadores da National Geographic colocaram equipamentos resistentes no fundo do mar e descobrinal uma grande quantidade de animais vivendo  no vulcão, mesmo as águas aparentando ser inóspitas.

Os estudiosos não sabem precisar quando o vulcão entra em erupção, sendo que ano passo foi visto uma pequena quantidade de fumaça emergindo das águas que cobrem o vulcão e em 2004 e 2007 foram observadas explosões maiores.

Dentre os vários tubarões encontrados, os pesquisadores conseguiram imagens do tubarão-dorminhoco que normalmente reside  no norte dos oceanos Pacífico e Atlântico.

Brennan Phillips, membro da equipe que explora o Kavachi, ainda quer descobrir o que acontece com essa fauna marinha quando o vulcão entra em erupção. “Será que eles sentem um alerta e conseguem escapar da caldeira antes de ela explodir? Ou será que eles ficam presos e morrem no vapor e na lava expelida pelo vulcão?”, questiona Phillips.

Ele espera responder essas perguntas no futuro, através da implantação de equipamentos que resistam à atividade vulcânica do Kavachi, além de um centro de estudos sísmicos na região.

Fonte: Mega Curioso