Pesquisadores descobrem lago escondido embaixo de vulcão

Pesquisadores descobrem lago escondido embaixo de vulcão

O vulcão Uturuncu expele fumaça de forma ativa

Uma descoberta deixou pesquisadores abismados. Isso porque um lago de 15 quilômetros de profundidade foi descoberto na Bolívia. O problema é que ele fica embaixo do vulcão Uturuncu, nos Andes.

A água é misturada com magma. Uma amostra desse material poderia desvendar por que e como as erupções acontecem. O lago também poderia ser uma evidência de que a água da Terra não é proveniente de cometas ou asteroides - ela já estaria no interior do planeta desde sua formação.

A descoberta foi feita meio por acaso. Isso porque os cientistas estudavam uma estranha anomalia embaixo do vulcão Uturuncu. A anomalia pesquisada é um corpo de magma que, diferente do magma achado normalmente sob os vulcões, é capaz de conduzir eletricidade.

O vulcão Uturuncu expele fumaça de forma ativa. Ele tem mais de 6 mil metros de altura e fica no departamento de Potosí, no sul da Bolívia.

Estudando essa condutividade elétrica, os cientistas constataram o tamanho do reservatório de água: 1,5 milhão de quilômetros cúbicos - volume comparável ao do maior lago da América do Norte, o Superior.

Fonte: BBC Brasil