Pesquisadores encontram adaga vinda do espaço

Pesquisadores encontram adaga vinda do espaço

Os cientistas acreditam que a descoberta é um passo importante

Recentemente, foi encontrada no sarcófago do faraó Tutancâmon (1327-1336 a.C.) uma adaga. Várias teorias conspiratórias começaram a surgir, mas pesquisadores comunicaram que a adaga foi feita de um meteorito vindo do espaço.

O artigo cientifico foi publicado na revista Meteoritics & Planetary Science. A pesquisa foi feita pelo Museu Egípcio do Cairo e as universidades de Pisa e Politécnica de Milão. Os cientistas acreditam que a descoberta é um passo importante para desvendar o mistério do ferro caído do céu.

A descoberta mostra que os egípcios já trabalhavam com ferro no século 14. Ainda acredita-se que a antiga civilização egípcia considerava o ferro que caía do céu, com um poder divino, por isso eles o usavam em coisas raras, como o enterro de um faraó.

A adaga é feita de 11% de níquel, além de ter quantidades de carbono, cobalto, enxofre e fósforo. O que impressiona é o fato que artefatos feitos com minério de ferro terrestre possuem no máximo 4% de níquel.

Além da Adaga Misteriosa, pesquisadores acharam um colar de peitoral misterioso. Ele é composto por vidro de sílica do deserto, material que só pode ser achado naturalmente na região desértica da Líbia.

Os cientistas acreditam que impacto de um cometa ou meteorito nas areias do deserto causou a formação do vidro.

Fonte: Climatografia Geográfica