Pessoas cegas também podem gesticular ao falar

Pessoas cegas também podem gesticular ao falar

Os gestos têm relação direta com a língua nativa de cada pessoa

Muitas pessoas quando vão falar acabam gesticulando bastante. Isso acontece porque o nosso discurso não é composto apenas por palavras. Os nossos gestos fazem parte de como nós nos comunicamos.

Um estudo realizado pela Universidade de Chicago, mostrou que mesmo as pessoas cegas de nascença, fazem gestos ao se comunicarem assim como os que têm visão. Os pesquisadores ainda descobriram que a os gestos têm relação direta com a língua nativa de cada pessoa.

A pesquisa foi feita com quatro equipes diferentes: dois grupos de ingleses – com e sem visão – e dois grupos de turcos – nas mesmas condições.

Durante a pesquisa, todos os grupos analisaram uma boneca em situações simples, como ao subir em uma casa na árvore. Cada um, à sua maneira, deveria descrever a cena. Os pesquisadores conseguiram perceber que os grupos de diferentes países tinham formas de gesticular diferentes, ao mesmo tempo em que eram similares entre os com visão e os sem. Segundo ela, os movimentos de mão são coreografados de acordo com a estrutura gramatical de cada região.

Fonte: Mega Curioso