Por que espirramos quando olhamos a luz do sol?

É comum espirrarmos quando olhamos a luz do sol. Por que?

Nós sabemos que o espirro tem uma função importante de livrar o nosso corpo de sujeiras que irritam o interior do nariz ou os pulmões. Ou seja, na maior parte das vezes é um mecanismo de defesa do organismo, e busca eliminar algo das vias aéreas.

Bom, mas nem todos eles servem para expulsar do nariz sujeira que inspiramos. O espirro desencadeado diante da luz é chamado de “espirro fótico”, que é causado pela exposição a luzes intensas e brilhantes como as solares.

Os estudos sobre esse assunto são bastante escassos, não há um consenso entre os cientistas sobre o porquê do espirro acontecer, mas sabe-se que ele é causado por uma reação chamada “reflexo cruzado” e pode ser provocado por qualquer luz forte e não necessariamente a luz solar!

Como sabemos, o espirro é geralmente desencadeado pela irritação do nariz, identificada por um nervo presente no crânio (nervo trigeminal)que é responsável pelas sensações e controle motor da face. Ele se localiza muito próximo do nervo óptico que, por sua vez, “percebe” quando um feixe repentino de luz entra na retina. Bem, a teoria mais aceita é que ao olhar para um luz forte, o nervo óptico dá o sinal para o cérebro constringir as pupilas, esse sinal também é identificado pelo nervo trigeminal e confundido pelo cérebro como aviso de nariz irritado. E assim acontece o espirro.

Fonte: Diário de Biologia - Karlla Patrícia