Por que os ouvidos entopem quando viajamos de avião?

Por que os ouvidos entopem quando viajamos de avião?

Muitas pessoas ficam curiosas em relação a essa situação

Quando se viaja de avião, os ouvidos ficam entupidos, mas como isso acontece? Bom, isso acontece por causa da mudança brusca da pressão do ar.

De acordo com o professor de física Aplicada da Universidade de Alcalá, Antonio Ruiz de Elvira, os ouvidos ficam entupidos porque precisamos de um tempo de adaptação para o corpo lidar com esse “golpe” e restabelecer o equilíbrio da pressão no duto de comunicação entre as vias nasais e do ouvido, chamado Trompa de Eustáquio.

Essa trompa fecha o tímpano, no final do canal auditivo, se retraia. Isso faz com que os ouvidos fiquem, literalmente, tampados, e, em alguns casos, como em crianças (que têm trompas mais curtas) pode causar até mesmo dor. A boa notícia é que o incômodo é passageiro.

Para melhorar essa situação, você pode fazer o ar circular pela Trompa de Eustáquio por meio da deglutinação (quando você mastiga um chiclete e engole a saliva, por exemplo) ou Manobra de Valsalva, que nada mais é que tampar o nariz e forçar a ventilação interna das narinas.

Fonte: Segredos do Mundo