Por que Tio Sam?

Confira a história do Tio Sam

Todo mundo já deve ter ouvido falar que os Estados Unidos são a Terra do Tio Sam. Mas quem será esse tal de Sam? A imagem do Tio Sam foi usada pela primeira vez nos Estados Unidos em 1812. A expressão foi criada por soldados norte-americanos.

Hoje, o Tio Sam é um dos símbolos mais famosos dos Estados Unidos, quase um símbolo de poder e da supremacia norte-americana no mundo. Segundo documentos históricos, o termo Tio Sam nasceu de um tipo de carne que os soldados consumiam em Nova Iorque. O alimento era fornecido pela empresa de Samuel Wilson. Numa referência à sigla U.S (United States), os soldados passaram a chamar a carne de Uncle Sam (Tio Sam).

A caricatura associada à imagem do Tio Sam foi desenhada em 1870, pelo cartunista Tomas Nast. O desenho era uma homenagem ao ex-presidente Abraham Lincoln.

O Tio Sam é retratado como um homem de cabelos brancos e barba. Ele usa roupas com as cores da bandeira norte-americana e também tem uma cartola.

Em 1917, as Forças Armadas dos Estados Unidos pediram que James Flagg alterasse o desenho original. Com uma pose soberana, o Tio Sam passou a fazer parte de uma campanha para o recrutamento de soldados para a Primeira Guerra Mundial. Na imagem, foi acrescentada a frase “I Want You”, que em português significa “Eu quero você”.

De lá para cá, a imagem do Tio Sam se tornou um importante símbolo nacional, demonstrando aspectos fortes da história e da cultura dos Estados Unidos.


Image title

Fonte: sitedecuriosidades