Previsões de Nikola Tesla que realmente aconteceram

Veja quais foram as previsões que Nikola Testa acertou

Em 1894, Nikola Tesla apresentou ao mundo a transmissão sem fio via rádio; o inventor contribuiu também com a robótica, ciência computacional, controle remoto, radar, balística, física nuclear e teórica. Nasceu em 10 de julho de 1856, em Smilan, Lika, que fazia parte do Império Austro-Húngaro, na região da Croácia.

Estudou em Realschule, Karlstadt em 1873, o Instituto Politécnico em Graz, na Áustria e na Universidade de Praga, conhecendo e se apaixonando pela eletricidade. Em 1881, iniciou sua carreira como engenheiro eletricista numa companhia telefônica, em Budapeste. Alguns anos depois, foi convidado e aceitou trabalhar com Thomas Edison em Nova York (EUA).

No dia 30 de janeiro de 1926, o lendário inventor cedeu uma entrevista à revista Collier. Nela, Tesla falava sobre alguns avanços futuros, como energia sem fio, máquinas voadoras e robôs. Algumas dessas previsões foram bastante acertadas.

1. Televisão e Telefones Móveis

01.

Quando Tesla cedeu a entrevista, as televisões estavam começando, mas só de terem sido inventadas já foi razão suficiente para que pudesse ver um brilhante futuro, naquela época já previu o que hoje conhecemos por Smart Tvs. De acordo com as palavras do inventor, no momento em que a tecnologia sem fio se estabelecesse no mundo todo se tornaria um imenso cérebro. Ainda disse na sua entrevista que as pessoas seriam “capazes de nos comunicar uns com os outros de imediato, independentemente da distância”.

Nikola também disse que através da televisão e telefonia conseguiríamos nos comunicar vendo e ouvindo uns aos outros como se fosse pessoalmente, mesmo que estivéssemos separados por quilômetros de distância. “Um homem será capaz de transportar uma [dessas tecnologias] no bolso do colete”.

Ainda continuou dizendo: “Seremos capazes de testemunhar e ouvir eventos de posse de um presidente, a reprodução de um jogo, a destruição causada por um terremoto ou o terror de uma guerra como se estivéssemos presentes. Quando a transmissão sem fio de energia for comercial, os transportes e a comunicação serão revolucionados. Já os filmes serão transmitidos por wireless de curta distância. Mais tarde, a distância será ilimitada”.

2. Sociedade Protetoras do Meio Ambiente

capa

Em um artigo para a revista Liberty, de 1935, escrito juntamente ao célebre jornalista Geoge Sylverter Viereck, Tesla afirmou que “a poluição que existe em nossas praias hoje ao redor de Nova York será impensável para nossos filhos e netos, assim como a vida sem encanamentos parece incabível para nós. Nossas reservas de água serão supervisionadas com mais cuidado, e só um maluco beberia água não-esterelizada”. Levamos em consideração que a agência de proteção ambiental dos Estados Unidos fora criada apenas 35 anos depois da publicação do artigo.

3. Máquinas Voadoras

03.

A partir da perspectiva de 1926, Nikola foi bastante otimista em relação ao avanço tecnológico das máquinas voadoras: “Talvez a aplicação mais valiosa da energia sem fio será a propulsão de máquinas voadoras, que não vão precisar de nenhum combustível e estarão livres de quaisquer limitações dos atuais aviões e dirigíveis. Vamos voar de Nova York para a Europa em poucas horas. Fronteiras internacionais serão em grande parte destruídas e um grande passo será dado em direção à unificação e existência harmoniosa das várias raças que habitam o planeta. A tecnologia sem fio não só irá tornar possível o fornecimento de energia para regiões inacessíveis, como também vai ser politicamente eficaz, harmonizando interesses internacionais; ela irá criar compreensão em vez de diferenças”.

4. Energia

04.

De acordo com Tesla, a energia elétrica seria produzida pela força da água. Também foi capaz de prever que a eletricidade seria transmitida a longas distâncias, sendo utilizada em todas as residências à preços acessíveis. Também disse que o “reflorestamento sistemático e cuidado científico com nossos recursos naturais terá dado fim às devastadoras inundações e aos incêndios florestais. A utilização universal da água como geradora de eletricidade  e sua transmissão a longa distância vai abastecer cada casa, com preços baratos”.

5. Robôs

05.

Em 1890, Nikola Tesla chocou o mundo ao registrar a patente de um barco controlado por controle que ele mesmo havia construído. Para explicar o porquê de seu trabalho, Tesla afirmou que num futuro, as atividades que em sua época eram manufaturadas, seriam produzidas por autômatos sofisticados. E quando se referiu ao século 21, disse que robôs iriam substituir humanos em trabalhos escravos. Acreditava que o problema de sua geração era que “nós ainda não nos ajustamos completamente à época da máquina. A solução dos nossos problemas não está em destruir as máquinas e sim dominá-las”.

Fonte: Fatos Desconhecidos