Qual é a origem do teste do sofá?

Saiba a origem do famoso teste do sofá

O teste do sofá é o nome dado a exigência de favores sexuais em troca de algum benefício. Este conceito é muito empregado no meio artístico, principalmente entre atores e atrizes e também no universo fashion.

Para os pesquisadores, o teste do sofá é um fenômeno sociológico. Apesar de ser camuflado, muitos relatos demonstram a frequência com que grandes diretores e autoridades pedem a troca de favores sexuais por uma posição de destaque em uma empresa, uma novela ou um filme, por exemplo.

O teste do sofá sempre envolve uma pessoa poderosa e uma pessoa em condição de aspirante, empregado, aprendiz ou subordinado. O superior exige favores sexuais em retorno por algo que interesse ao subordinado. Este tipo de prática já foi muito comum em Hollywood, onde atrizes e atores dormiam com diretores e produtores para avançarem na carreira artística.

O teste do sofá acontece principalmente nas indústrias do cinema, da televisão, da música e da moda. Esta prática é considerada anti-ética e um abuso de poder, podendo configurar um grande escândalo quando se torna de conhecimento público.

Este tipo de teste do sofá teve origem na indústria do entretenimento, mas também pode acontecer em outras profissões.


Image title

Fonte: sitedecuriosidades