Qual hora do dia é mais propicia para ficar doente?

Qual hora do dia é mais propicia para ficar doente?

O funcionamento do nosso relógio biológico afeta processos

Você sabia que existe uma hora proporcional para se ficar doente? Isso foi descoberto por uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Cambridge.

Segundo os resultados, o funcionamento do nosso relógio biológico afeta processos infecciosos. Para descobrir isso os ratinhos de laboratório foram infectados com o vírus do herpes em diferentes horários do dia.

De acordo com os resultados, o vírus se multiplica dez vezes mais quando chega ao organismo dos ratos durante a parte da manhã em comparação com os outros horários do dia.

O relógio biológico, oficialmente chamado de ritmo circadiano, controla nossos padrões de sono, a temperatura do corpo e diversos aspectos do nosso sistema imunológico. Em ratos que têm defeitos genéticos que afetam o funcionamento do ritmo circadiano, a reprodução viral é alta independente do período do dia.

Akhilesh Reddy, neurocientista da Universidade de Cambridge, informou que a hora de uma infecção pode interferir em quão suscetíveis somos em relação a determinadas doenças e à replicação viral em si, o que significa que uma infecção pode ser mais ou menos grave dependendo do horário do dia em que o vírus se hospedou.

Fonte: Mega Curioso