Quando se deve começar a cuidar da saúde bucal das crianças?

Quando se deve começar a cuidar da saúde bucal das crianças?

Os pais de primeira viagem se perguntam sobre isso

Os pais de primeira viagem se perguntam várias coisas sobre a higiene bucal do bebê. Como fazer? Quando começar? Qual a maneira correta de higienizar a boca, caso a criança ainda não tenha dentes? Bom, a respostas para essas perguntas são simples.

Segundo a odontopediatra Alessandra Souza, o ideal é começar a cuidar da boca antes mesmo do nascimento do primeiro dente. Isso evita doenças inflamatórias causadas por fungos, como a candidíase oral, conhecida como 'sapinho'.

Para fazer esse trabalho é necessário usar dedeiras dentais de silicone nos recém-nascidos. Elas facilitam a limpeza da gengiva da criança e são mais confortáveis. Ainda de acordo com odontopediatra, além da prevenção, a manipulação da cavidade oral do bebê ajuda a criar o hábito de higiene, então a criança fica mais acostumada com essa rotina desde cedo.

A especialista orienta ainda que quando o primeiro dente começar a aparecer, os pais podem iniciar a higienização com uma escova de cerdas especificas para essa fase e creme dental, já com flúor.

Fonte: Bolsa de Mulher