Sabonetes bacterianos podem fazer muito mal à saúde

Sabonetes bacterianos podem fazer muito mal à saúde

Os fabricantes terão um ano para retirar os sabonetes

A Food and Drug Administration (FDA), entidade responsável por regular alimentos e medicamentos nos Estados Unidos vai vetar o uso de sabonetes antibacterianos pela população.

Isso aconteceu porque esses sabonetes possuem 19 ingredientes vetados pelo órgão, como os agentes químicos triclosan e triclocarban, presentes na maioria dos produtos. Eles ainda ressaltaram que não existem estudos comprovados sobre a eficácia desses sabonetes antibacterianos.

O Instituto Americano da Limpeza, responsável por representar os interesses dos fabricantes, informou que a FDA já tem em mãos informações que provam a eficácia e a segurança dos sabonetes antibacterianos.

Em 2013, autoridades dos Estados Unidos pediram que fabricantes demonstrassem com pesquisas, inclusive com estudos clínicos, que estes produtos são mais eficazes do que os sabonetes comuns no combate à propagação de doenças e redução de infecções. Porem as empresas não provaram as eficácias do produto.

Os pesquisadores ainda relatam que pesquisas feitas mostraram que a exposição prolongada aos ingredientes em questão poderia levar a riscos à saúde, como o aumento da resistência bacteriana ou alterações hormonais.

Agora, os fabricantes terão um ano para retirar os sabonetes antibacterianos do mercado ou mudar sua fórmula.

Fonte: BBC Brasil