Saiba a origem dos nomes dos oceanos

Saiba a origem dos nomes dos oceanos

Na escola aprendemos que existem quatro oceanos essenciais

Na escola aprendemos que existem quatro oceanos essenciais na Terra. Porem você já parou para pensar a origem dos nomes desses oceanos? E quem teria sido o responsável por batizar cada oceano?

Alguns fatos históricos relatam que os oceanos tiveram seus nomes dados através de algumas inspirações. Isso vem desde as fontes mitológicas até as grandes navegações e características geográficas das regiões.

O oceano Atlântico, por exemplo, tem o nome referente a mitologia grega. A nomenclatura vem de Atlas, figura de um titã grego condenado por Zeus, Poseidon e Cronos a sustentar os céus eternamente.

O nome desse oceano foi usado pela primeira vez por Heródoto, mas foi reconhecido oficialmente por Mercator, que colocou o Oceano Atlântico no mapa no século XVI.

Já o nome do oceano Pacífico é resultado do ano de 1520, quando o navegador português Fernão de Magalhães navegou pelo litoral sul-americano, perto da Cordilheira dos Andes, pela primeira vez. O navegador se impressionou pelas aguas tranquilas e resolveu batizar o oceano de Pacífico.

O nome do oceano Índico está relacionado com a geografia da região, pois o oceano está a próximo da Índia e Indonésia.

O oceano Ártico possui esse nome por questões geográficas e astronômicas. O oceano fica exatamente sob a constelação Ursa Menor. A palavra “Ártico” vem do grego, arctos, que significa urso. Esse oceano está localizado no polo norte.

Fonte: Site de Curiosidades