Saiba como fazer uma conta de menos somando números

A ideia consiste em fazer pequenas subtrações de 9

Por mais que hoje em dia todos nós tenhamos acesso fácil às calculadoras dos nossos celulares, há certos momentos da vida em que somos forçados a botar à prova os conhecimentos de matemática básica que aprendemos na escola. Seja durante uma prova, um momento em que nosso smartphone está sem bateria ou em outra situação restritiva, cedo ou tarde teremos que encarar tarefas maçantes como subtrair 245871 de 785412.

Ao tentar fazer uma conta de menos com números grandes, somos forçados a utilizar aquelas velhas regras que ditam “empréstimos” graduais de casa em casa, o que não somente é bastante maçante como também toma um tempo considerável. Pensando nisso, o canal MinutePhysics do YouTube resolveu ensinar um método simples para fazer subtrações de grande números – e, o mais impressionante, esse sistema envolve realizar uma soma.

A ideia consiste em fazer pequenas subtrações de 9 com cada algarismo do número menor de sua conta, exceto pelo último, que será subtraído de 10. Seguindo o exemplo que demos no primeiro parágrafo, teríamos as seguintes contas feitas com base no número 245871 original:

9 – 2 = 7

9 – 4 = 5

9 – 5 = 4

9 – 8 = 1

9 – 7 = 2

10 – 1 = 9

Na sequência, o número resultante – 754129, no caso – é somado ao valor maior da conta original – que para nós é 785412. Depois de fazer essa operação, basta ignorar o primeiro dígito do resultado dessa adição para chegar ao valor final da subtração que desejávamos solucionar. Continuando nosso exemplo, teríamos o seguinte:

785412 + 754129 = 1539541

Cortando o primeiro 1, o resultado da conta é 539541.



Caso você não tenha entendido o método de subtração por soma ou ainda esteja achando a ideia complicada demais, vale a pena conferir o vídeo acima para acompanhar uma demonstração. Embora estejamos acostumados a fazer contas de menos de forma mais tradicional, esse sistema acaba se monstrando mais rápido paraoperações com números grandes. Ainda que também funcione para valores menores, nesses casos o método é mais demorado.

Segundo o MinutePhysics, a ideia também é similar ao método utilizado pelos computadores para fazer essas contas, com a diferença de que os PCs utilizam números binários para realizar essas operações. E aí, o que achou dessa bruxaria matemática? Acha que vai aplicar o conceito no seu dia a dia? Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte: megacurioso.com.br