Saiba o motivo pelo qual um dos lados do nariz fica entupido

Saiba o motivo pelo qual um dos lados do nariz fica entupido

O nariz é controlado pelo mesmo sistema que controla o coração

As vezes o ar passa mais por um lado do nariz do que pelo outro. Isso acontece porque nosso nariz está sempre trabalhando, devido ao fato que o corpo humano não pode ficar sem ar.

O nariz é controlado pelo mesmo sistema que controla o coração, digestão e outros processos de nosso corpo que funcionam sem que tenhamos que pensar neles. As nossas narinas quase nunca estão completamente abertas aos mesmo tempo.

Parece mentira, mas a cada três ou seis horas, nossas duas narinas entram em um estado de repouso enquanto a outra se abre lentamente para permitir a passagem do ar. O abre e fecha ajuda o ser humano a sentir o cheiro das coisas melhor. Isso porque alguns cheiros são capitados quando o ar passa rapidamente e outros cheiros são melhores detectados quando o ar passa mais devagar. No geral, quando uma das narinas menos aberta do que a outra, os cheiros são melhores captados.

As narinas as vezes ficam entupidas para se protegerem de danos. Se as duas narinas ficassem totalmente abertas o tempo todo, os pelos delas poderiam ser afetados e o ressecamento poderia machucar o interior do nariz.

Esse é o motivo que leva o nosso nariz a estar sempre com um pouquinho entupido. Mas só lembrando que algumas épocas do ano ou quando estamos doentes, o nosso nariz fica entupido com maior frequência. Nessas horas, usamos a boca para conseguir o ar.

Fonte: Você Sabia