Saiba o que acontece com o cérebro durante a hipnose

Saiba o que acontece com o cérebro durante a hipnose

Um estudo pretende descobrir quais regiões são mais afetadas

Algumas pessoas acreditam que a hipnose é uma estratégia usada por charlatões para iludir plateias, mas alguns cientistas defendem essa técnica e falam que ela pode ser utilizada para tratar a mente de pacientes com distúrbios psicológicos.

Para saber mais sobre essa técnica, um grupo de pesquisadores da Universidade de Stanford resolveu fazer um estudo para saber quais regiões são mais afetadas durante o processo.

Cerca de 545 pessoas se voluntariaram para participar do estudo. Para saber elas eram suscetíveis à hipnose, foi necessário fazer uma seleção. Apenas 36 pessoas que apresentaram altos índices de suscetibilidade foram selecionadas, bem como as 21 que apresentaram os níveis mais baixos.

Os pesquisadores começaram o estudo com a ressonância magnética, escanearam os cérebros de cada participante em três situações: em repouso, durante uma memória e sendo hipnotizados por uma voz designada especialmente para induzir pessoas ao transe.

Um dos fatores percebidos foi enquanto existe um controle de cognição no cérebro, a quebra de ligação entre a auto-consciência e lembrança pode explicar como a hipnose permite que as pessoas ainda continuem conscientes mesmo não tenham controle sobre algumas de suas próprias ações e pensamentos.

O segundo fator importante percebido foi um aumento nas conexões entre o córtex pré-frontal – responsável por planejar comportamentos, tomar decisões e expressar personalidade – e a região do cérebro chamada ínsula – responsável por ajudar a coordenar emoções e processar dores. Isso poderia explicar porque a hipnose permite que as pessoas superem ou ignorem dores no corpo.

Os pesquisadores concluíram que nenhuma parte do cérebro é efetivamente desligada durante a hipnose. Ao invés disso, a conexão de certas áreas é modificada, com separações entre algumas delas e maior integração entre outras. Dessa forma, a pesquisa afirma que o estado de hipnose representa um diferente estado de consciência, e não a falta dela.

Fonte: Ultra Curioso