Saiba o que acontece se você parar de limpar os ouvidos

Saiba o que acontece se você parar de limpar os ouvidos

Para quem não sabe, a cera é produzida nos canais internos do órgão

A audição é essencial para o nosso dia a dia. Para manter os nosso ouvidos funcionando é essencial mate-los limpos, especialmente quando se trata de remover a cera acumulada. Mas você sabia que a cera tem funções importantes no ouvido? Ela protege os tímpanos de água e sujeira e manter o ouvido higienizado e saudável.

Para quem não sabe, a cera é produzida nos canais internos do órgão e é liberada para limpar o canal auditivo. Depois de fazer a lubrificação na região ela seca e fica na forma que conhecemos.

Mesmo que não haja nenhum processo de limpeza, o nosso corpo é capaz de expelir a cera. Por isso que esse órgão não precise de limpeza. Na realidade, a remoção da cera dos ouvidos pode deixar o local irritado, seco e, por isso, a produção de cera acaba sendo estimulada novamente.

Limpar os ouvidos com o famoso cotonete pode ser bem perigoso porque dessa forma você acaba empurrando a cera para os canais auditivos, onde esse processo bloqueia a audição e causa grandes complicações.

De acordo com o doutor Douglas Backous, do Instituto Sueco de Neurociência de Seattle, os ouvidos nunca devem ser limpos. A limpeza dos ouvidos só é recomendada em casos clínicos, em que um otorrinolaringologista percebe que há acúmulo de cera.

Quando se limpa o ouvido você pode provocar irritações no ouvido e o deixa mais sujeito a coceiras e inflamações. O processo também gera um ciclo vicioso já que, irritado, o ouvido tentará produzir mais cera.

Fonte: Fatos Desconhecidos