Saiba o que é a linha branca deixada pelos aviões no céu

Saiba o que é a linha branca deixada pelos aviões no céu

Você já deve ter se perguntado o que é realmente aquela linha

Você já deve ter se perguntado o que é realmente aquela linha branca deixada pelos aviões que cruzam o céu. Algumas pessoas acreditam que é a fumaça deixada pelo avião, mas não é isso.

Os rastros deixados no céu por alguns aviões são como pequenas nuvens, na verdade, formadas pela condensação do vapor de água. Esse fenômeno tem o nome de “trilha ou esteira de condensação”.

A linha aprece geralmente quando o avião está em uma altitude acima de 8.000 metros e com uma temperatura externa abaixo de -40ºC. Os gases de escape úmidos do jato condensam em cristais de gelo no frio, no ar seco e de nível superior. Não é muito diferente do nevoeiro que resulta quando você expira em um dia frio. Especialista dizem que esse fenômeno são nuvens.

A temperatura do avião fica em torno de -50ºC. Ao mesmo tempo, as turbinas das aeronaves produzem uma descarga de gases quentes, com mais de 300ºC. Quando esses gases entram em contato com o ar extremamente frio, o vapor de água se resfria rapidamente e se condensa, formando pequenas gotas de água.

Com o movimento do avião, o resultado é uma fina nuvem, que pode ser longa e duradoura ou curta e rápida, dependendo da umidade e da temperatura da atmosfera.

Fonte: Fatos Desconhecidos