Saiba onde está o computador mais rápido do mundo

Se você acha que seu computador é muito rápido está enganado

Você acha que seu computador é rápido, potente e moderno? Isso é porque você ainda não conhece o super computador que pertence à China.

Apesar dos Estados Unidos serem a grande potência tecnológica do mundo, o computador mais rápido do planeta está na China. O Tianhe-2 é oficialmente o computador mais poderoso do mundo. O supercomputador chinês é destaque mundial e liderou as paradas de super máquinas.

O equipamento da China possui mais de 3 milhões de núcleos e uma pontuação máxima de 33,86 na avaliação mundial dos supercomputadores. O equipamento chinês está à frente do segundo colocado no segmento, o US Titan Cray XK7, que tem 560640 núcleos, de acordo com o Top500.

Para se ter ideia da potência do computador Chinês, basta saber que o MacPro da Apple, que é vendido por cerca de US$ 3000, é cerca de 4811 vezes mais lento do que o Tianhe-2. Estes são cálculos aproximados, mas você pode ter a dimensão do tipo de poder que estamos falando.

O Tianhe-2 foi desenvolvido na Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa da China, e é a única máquina chinesa entre os supercomputadores. As outras colocações da lista são completadas por quatro computadores dos EUA, um do Japão, um da Suíça, um da Alemanha e um da Arábia Saudita.

A maioria destas máquinas é produzida por instituições acadêmicas ou agências de defesa do governo. O computador Titan dos EUA, por exemplo, tem sido usado para uma série de projetos complexos, incluindo modelagem climática e fusão a laser.

O chinês Tianhe-2 tem sido o campeão desde junho de 2013, e mais de 1.300 cientistas e engenheiros estiveram envolvidos em seu desenvolvimento. Talvez a única crítica que pudesse ser feita ao supercomputador é que ele é muito difícil de codificar. De acordo com uma matéria do South China Morning Post, alguns usuários levam vários anos para escrever um programa adequado para o Tianhe-2.

Enquanto isso, o trabalho continua na próxima geração de supercomputadores, que pode envolver, pelo menos, algum elemento de computação quântica. Isto significaria uma reformulação completa do trabalho dos computadores.

Pesquisadores da Microsoft têm sugerido que a tecnologia pode estar pronta para uso generalizado nos próximos dez anos. Você está preparado para essa nova geração de super máquinas?


Image title

Fonte: sitedecuriosidades