Saiba por qual motivo o sono aparece em situações chatas

Saiba por qual motivo o sono aparece em situações chatas

A sensação de sono, por exemplo, tem relação com duas substâncias

É muito comuns pessoas dormirem quando estão em palestras que se arrastam por horas, ou assistindo algum filme chato. Essa e outras situações semelhantes fazem com que várias pessoas fiquem entediadas e com vontade dormir. Mas por qual motivo o sono aparece quando estamos em situações chatas?

O nosso corpo tem um a variedade muitos grande e hormônios. A sensação de sono, por exemplo, tem relação com duas substâncias de nomes parecidos: a adenosina e a melatonina.

As duas substâncias são responsáveis por regular o sono e são estimuladas principalmente, quando as pessoas estão em ambientes de iluminação precária. Por isso quando você estiver em palestra onde o palestrante está sendo iluminado apenas pela luz do retroprojetor, saiba que o seu bocejo tem a ver com a adenosina e a melatonina.

As pálpebras pesadas trazem dificuldade para ficar acordado. Quando estamos com muito sono bocejamos bastante. O bocejo é uma reação que o organismo apresenta na tentativa de oxigenar o cérebro, já que, em momentos de sonolência, o nível de oxigênio no sistema cerebral é reduzido.

Uma curiosidade é que o bocejo não é visto só em seres humanos, mas também com outros mamíferos.

Fonte: Você Sabia