Saiba por que algumas pessoas não conseguem acordar cedo

Saiba por que algumas pessoas não conseguem acordar cedo

A causa seria questões genéticas e, justamente por isso, é difícil

Para muitas pessoas, acordar cedo é um martírio. Ao menos cinco dias da semana, é necessário fazer esse sacrifício para trabalhar, estudar, ir para a academia e cumprir o restante de nossas tarefas diárias. Um pesadelo para quem quer ficar mais algumas umas horinhas deitados.

Mas também existem pessoas que gostam de acordar cedo. Adoram, mesmo nas férias, levantar cedo da matina. Porem porque algumas pessoas sofrem tanto para acordar cedo? Será que dormir mais tarde tem relação com acordar mais tarde?

As notícias não são agradáveis para quem dorme tarde. Um estudo revelou que a maioria das pessoas tem mais disposição durante o dia se dormem entre as 23h e as 7h. Porem cerca de 40% da população mundial não consegue fazer essa proeza. A causa seria questões genéticas e, justamente por isso, é difícil alterá-los.

Segundo uma publicação, as pessoas que dormem tarde não são necessariamente preguiçosas e sem força de vontade. Elas simplesmente não conseguem dormir muito cedo pois costumam sentir a chegada do sono entre as 2h e as 3h. Essa rotina causa no outro dia, cansaço e indisposição e sonolência.

O grupo de neurônios faz com que os ciclos circadianos das pessoas trabalhem de modo diferente, bagunçando o relógio biológico. O supraquiasmático do hipotálamo é a região que regula a produção de melatonina, a substância que nos induz ao sono.

A substancia começa a fazer efeito a partir das 21h. Uma hora e meia depois, o cólon começa a reprimir os movimentos do intestino e a temperatura corporal fica mais baixa. Lá pelas 4h30 da manhã, a pressão arterial atinge seu pico para que às 6h45 a pessoa comece a despertar e se sinta totalmente em alerta às 10h.

Se você costuma dormir tarde, esse processo começa mais tarde, e acordar cedo acaba sendo um tremendo castigo.

Um grupo chamado B-society defende a ideia de que deveríamos trabalhar e viver de acordo com nosso melhor horário de funcionamento.

Fonte: Mega Curioso