Saiba por que os homens perdem peso mais rápido do que as mulheres

Essas informações foram concluídas em uma pesquisa divulgada recentemente no Daily Mail.

Essa constatação já percebida por muita gente é capaz até de dar certa “raivinha” em nós, mulheres, mas a verdade é que realmente os homens conseguem perder peso mais rápido do que o sexo feminino. Mas, porque isso acontece? Injustiça de Deus? Genética?

O fato é que existem dois grandes fatores chave para que o emagrecimento nos homens seja mais fácil: eles são menos propensos a serem “comedores emocionais” e, sim, eles queimam energia mais rapidamente. Essas informações foram concluídas em uma pesquisa divulgada recentemente no Daily Mail.

O estudo mostrou que homens em dieta perderam peso duas vezes mais rápido do que as mulheres que seguiam o mesmo processo. Entre os tipos de dietas seguidos pelos voluntários estavam a de Atkins e Vigilantes do Peso.
Mais razões

Além dos motivos vistos acima pelos quais os homens perdem peso mais rápido, existem outros fatores a considerar: os homens em geral são maiores do que as mulheres. Quanto maior você é, mais energia vai queimar nas atividades rotineiras do dia a dia ou até mesmo sentado no sofá. É claro que ao fazer exercícios essa queima aumenta ainda mais.

Com isso, a taxa metabólica basal masculina também é maior e como ela conta como 70% da energia que queimamos todos os dias, essa é mais uma grande vantagem. Dessa forma, pelo pouco de quantidade nas refeições ou cortes (de açúcar, por exemplo) que eles façam no dia a dia, juntamente com a queima de energia mais alta, os homens já têm resultados mais rápidos.

As vantagens masculinas não param por aí. Os homens ainda tendem a ter mais massa muscular do que as mulheres, o que leva a um gasto maior de energia.
Alimentação

Outro fator é que os homens cozinham menos e ficam menos tempo em casa. É claro que não dá para generalizar, mas o índice de mulheres que cozinham é bem maior do que os homens. Isso porque muitas delas cuidam dos filhos e acabam tendo que cozinhar para eles e para o próprio parceiro.

Com isso, elas têm mais tempo e oportunidade de selecionar o que vai para a mesa (e para o corpo) da família. Isso é bom por um lado, pois são possíveis refeições mais saudáveis para todos.

No entanto, muitas mulheres que estão fora do mercado do trabalho ou mesmo fazem esquema de home office (ou trabalham meio período) ficam mais suscetíveis em petiscar guloseimas entre as refeições em casa, fato que contribuiu para as “sabotagens” de dietas e aumento de peso.
Lado emocional

Outra coisa que conta para a perda de peso mais rápida nos homens é que a maioria deles não é formada por “comedores emocionais”. Claro que existem exceções, mas isso acontece mais com as mulheres. Por exemplo: está feliz, come para comemorar; está triste ou frustrada, desconta na comida, mesmo sem estar com fome.  
Então, o que as mulheres podem fazer?

O importante é se manter ativa, aproveitando as oportunidades de atividades do dia a dia, como subir mais escadas ou fazer mais coisas a pé ou de bike, e ainda realizar exercícios de que goste na academia ou ao ar livre. Isso vale para os homens também.

As atividades de fortalecimento muscular são muito importantes, pois, com os músculos mais tonificados há uma maior queima de energia e calorias. Com isso, a perda de peso acontece de forma mais fácil.

Além disso, outro fator importante é prestar atenção ao que come. Se perguntar se aquela refeição é nutritiva ou apenas uma forma de matar a fome sem haja nada saudável como verduras, fibras e proteínas. É importante não se esquecer dos carboidratos, pois eles dão energia. Mas prefira os integrais, que têm fibras e índice glicêmico mais baixo.

Outra dica é se policiar ao por que e quando você está comendo. Está na hora das refeições? Existe algo que está lhe incomodando como tristeza ou frustração que está lhe fazendo comer mais? Tente sanar esses sentimentos de outras formas saudáveis com uma caminhada no parque ou um passeio com um amigo. Tomando esses cuidados, quem quer perder peso pode alcançar um resultado bom e mais tranquilo, seja homem ou mulher.

Fonte: Mega Curioso