Saiba porque homens e mulheres devem urinar após a relação sexual

Quando há penetração, um estímulo local provoca a vontade de urinar

Image title

Muitas pessoas, logo após o ato sexual, sentem uma necessidade imediata de urinar. Isto não é motivo de preocupação, é algo completamente normal e natural por conta das características fisiológicas humanas.

No caso da mulher, o canal genital localiza-se próximo à sua bexiga. Quando há penetração, um estímulo local provoca a vontade de urinar. No clímax sexual feminino, há um relaxamento nos músculos pélvicos e na região dos genitais que é muito intenso, e a sequência do prazer na região vaginal, que podem durar de 10 a 15 segundos, também aumenta a vontade de urinar.

É importante saber que os sinais do corpo possuem objetivos muito bem definidos e importantes. Após o sexo, é realmente ideal urinar, pois isso ajuda a eliminar resíduos remanescentes na uretra, combatendo uma possível infecção urinária, tanto para os homens, quanto para mulheres. A necessidade é maior nas mulheres por conta da uretra ser mais curta, fazendo com que uma bactéria possa alcançar a bexiga de forma mais fácil. A urina “pós-sexo” pode lavar a uretra e eliminar possíveis bactérias.

Vale lembrar que segurar a vontade de urinar por algum tempo aumenta o risco de infecção.No caso dos homens, a urina “pós-sexo” não é tão essencial, mas também pode ser útil, principalmente após uma relação sexual feita sem preservativos - salientando que preservativo sempre deve ser usado, mesmo em relações estáveis como em um casamento. Neste caso, pode ocorrer um acúmulo de bactérias e secreções dos genitais, além do ânus, na uretra. Isso pode causar danos e infecções na bexiga, próstata, vesícula seminal, e, em alguns casos, afetar os rins. A ejaculação ajuda na eliminação dos resíduos masculinos, mas a urina pode ser um auxílio adicional.

Fonte: Jornalciência