Saiba quais cuidados que devemos ter com corpo nesse calor intenso

Siga passos para não se sentir mal nesse período mais quente do ano

O BR-O-BRÓ deste ano veio com bastante força. Calorão de 40º e umidade abaixo do normal faz com que o cuidado com a saúde deva ser redobrado. Muita água e alimentação adequada é fundamental para os dias de calor intenso.

Siga sete passos para não se sentir mal nesse período mais quente do ano.

- Hidratar sempre!

Nos dias quentes, o corpo libera calor por meio do suor para manter a temperatura. Por conta disso, a pessoa fica sem a quantidade de água e sais minerais necessários e compromete o metabolismo. “A sede é um sintoma tardio de falta de água - significa que o nosso corpo já está sofrendo uma pequena desidratação", explica a nutricionista. Por isso, é recomendado beber água aos poucos durante o dia, antes que a sede apareça.

- Boa alimentação

Algumas frutas e vegetais apresentam grandes quantidades de água em sua composição. Além de serem ricas em líquidos, as frutas e verduras são fonte de potássio, mineral que precisa ser resposto quando há uma produção de suor muito intensa. "Portanto, invista também nos sucos de frutas para repor a água e os sais minerais perdidos em dias quentes", recomenda a nutricionista.

Image title

 - Pratique exercícios físicos

Nos dias quentes, a perda de fluídos no suor é ainda maior e pode variar conforme a intensidade do exercício. Quanto mais intensa e longa for a atividade física, maior deverá ser a quantidade de água ou bebida isotônica ingerida. Confira a dica da nutricionista Flávia Ferazzo para manter a hidratação antes, durante a após a atividade física nos dias quentes:

 - Use roupas leves

Dermatologistas recomendam que o ideal é usar tecidos de algodão e malha que absorvem o suor. Como também é importante evitar roupas de cores escuras que absorvem mais o calor.

- Dormir fresquinho

Um dos maiores incômodos dos dias quentes é a hora de dormir, principalmente para pessoas que não têm um ventilador no quarto. A dermatologista Sara Bragança aconselha tomar um banho frio antes de deitar e evitar alimentos como chás e leite quente. "O ideal é usar roupas de dormir frescas, manter o quarto arejado com as janelas abertas e não usar qualquer tipo de cobertor", diz.  

- Transpiração

Para manter o efeito do desodorante o dia inteiro, a dermatologista Sara Bragança recomenda aplicar um antitranspirante logo após o banho, pois ele obstrui os ductos das glândulas sudoríparas, reduzindo a produção de suor. Manter axilas e virilha também depiladas ajuda a evaporar o suor e diminuir a proliferação de bactérias, responsáveis pelo mau cheiro.

- Saia do sol

A temperatura corporal interna de uma pessoa deve ser de 37º C, independente do horário do dia. Para que o corpo não perca muito líquidos no esforço de se manter essa temperatura ideal, evite ficar exposto ao sol, principalmente, das 10 às 16 horas.

Fonte: Com informações do R7