Saiba quais são as doenças que mais afetam brasileiros

Confira as doenças que mais afetam brasileiros nos últimos tempos

Uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou as principais doenças que atingem a população brasileira. De uma maneira geral, o predomínio é de doenças crônicas. São aproximadamente 59,5 milhões de brasileiros, o equivalente a 31,3% da população, com algum tipo de doença crônica, como a hipertensão e o diabetes.

O número de casos diagnosticados dessas doenças preocupa as autoridades de saúde pública. Conheça as patologias que mais afetam a população brasileira:

1 – Obesidade – De acordo com o IBGE, 43,3% dos brasileiros com mais de 18 anos de idade apresentam sobrepeso ou obesidade. A doença traz riscos de problemas cardiovasculares e é causada principalmente pelo sedentarismo, histórico familiar e má alimentação.

2 – Câncer – Os números de diagnósticos de câncer no Brasil tem aumentado ano após ano. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, dois em cada mil brasileiros terão a doença.

3 – Aids – Apesar das inúmeras campanhas de prevenção, a Aids ainda é uma doença preocupante no Brasil, principalmente entre a população jovem.

4 – Diabetes – De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, 11% da população brasileira tem diabetes.

5 – Tabagismo – O vício do cigarro ainda é um problema de saúde pública no Brasil. O tabagismo é a causa de mais de 200 mil mortes por ano no país.

6 – Dengue – A dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes, pode causar febre hemorrágica e outros sintomas graves. Anualmente, o Brasil vive epidemias de dengue em diversas regiões.

7 – Hepatite C - Essa doença atinge mais de 3 milhões de brasileiros. A patologia pode provocar lesões no fígado e câncer.

8 – Hipertensão – A doença atinge cerca de 47% dos brasileiros que estão acima dos 50 anos de idade. A hipertensão é fator de risco para outras doenças, como o AVC, por exemplo.


Image title

Fonte: sitedecuriosidades