Sistema solar já recebeu visita de outra estrela

Sistema solar já recebeu visita de outra estrela

O caminho preciso de uma estrela sempre envolve algumas incertezas

Pesquisadores da Universidade de Rochester, descobriram que sem ser percebida, uma estrela anã-vermelha visitou o nosso Sistema Solar. A visita aconteceu a cerca de 70 mil anos atrás e ela passou apenas 0,5 anos-luz do Sol.

A estrela foi descoberta em 2013 e está 20 anos-luz de distância da Terra. Os cientistas disseram que quando estava 25 vezes mais próxima e 600 vezes mais brilhante, provavelmente eram necessários binóculos ou telescópios para observá-la, o que não era uma realidade daquela época.

A estrela é conhecida oficialmente como WISE J072003.20-084651.2, ela quase certamente passou pela Nuvem de Oort onde orbita a maioria dos cometas, mas provavelmente não chegou na nuvem interior, o que teria causado uma perturbação gravitacional imensa, desencadeando um efeito cascata de cometas em todo o Sistema Solar interno.

Calcular o caminho preciso de uma estrela sempre envolve algumas incertezas, uma vez que a gravidade de outros objetos próximos podem causar distorções em sua órbita. Por isso, segundo Mamajek, há uma chance de 2% de que a Estrela de Scholz não tenha passado no interior da Nuvem de Oort, mas sim nas suas redondezas.

Fonte: Nerdices