Sonda vai pousar em Marte em meio a tempestade de areia

Sonda vai pousar em Marte em meio a tempestade de areia

Condições climáticas da região não estarão nenhum pouco favoráveis

A chegada da sonda europeia Schiaparelli, ao solo de Marte no próximo dia 19 de outubro pode ser bastante conturbada. Isso porque as condições climáticas da região não estarão nenhum pouco favoráveis.

A sonda, que faz parte do programa ExoMars, da Agência Espacial Europeia (Esa, na sigla em inglês), foi lançada no dia 14 de março para realizar estudos no solo do planeta vermelho.

De acordo com pesquisadores americanos, partículas de areia podem começar a ser lançadas na atmosfera em breve, algo que ocorre regularmente em determinadas épocas do ano.

Já a Esa, acredita que isso não deve atrapalhar a descida do aparelho na região conhecida como Meridiani Planum na semana que vem. Alguns cientistas estão inclusive animados com essa previsão.

Os cientistas do projeto contam que a sonda foi projetada para descer em área no qual poderia acontecer uma tempestade de areia.

A Nasa, a agência espacial americana, divulgou na semana passada um comunicado alertando para a formação da tempestade de areia. O relatório ressaltou que o fenômeno pode chegar à proporção de criar um invólucro total do planeta, embora a possibilidade pareça remota no momento.

Fonte: BBC Brasil