Tire sua dúvida: Anéis de Saturno rasparão a Terra?

Tire sua dúvida: Anéis de Saturno rasparão a Terra?

Uma notícia está sendo compartilhada com esta informação

No início do ano foi veiculada uma notícia afirmando que o planeta Saturno chegaria tão próximo ao planeta Terra, que seus anéis iriam raspar nosso planeta, além de ser visível durante o dia por mais de dois anos.

Contudo essa notícia não era verdadeira, sendo apenas uma publicação sensacionalista para que fosse mais compartilhada.

O projeto Ciência e Astronomia, que tem como objetivo divulgar e compartilhar os diversos assuntos da Ciência, esclareceu e desmentiu o tema. O boato sobre os anéis de Saturno raspando a Terra é um fenômeno astronômico impossível de ocorrer, já que a distância entre a Terra e Saturno é de aproximadamente 10 Unidades Astronômicas. Lembrando que 1 UA equivale a distância entre a terra e o sol, ou seja, 150 milhões de quilômetros.

Saturno as vezes tem algumas aproximações com o planeta Terra, mas são devidas à sua órbita não ser totalmente circular, mas sim elípticas, como todos os planetas do Sistema Solar. Essa aproximação só é notada com o auxílio de um binóculo ou telescópio.

É importante verificarmos as informações que nos chegam, pois existem muitos aproveitadores do mundo científico que buscam seu destaque nas falsas informações.

Fonte: Climatologia Geográfica