Uma formiga sobreviveria a uma queda do Empire State?

Uma formiga sobreviveria a uma queda do Empire State?

O que aconteceria se uma formiga despencasse do famoso Empire State

O aconteceria se uma formiga despencasse do famoso Empire State Building — aquele famoso edifício que fica em Manhattan, Nova York? Será que ela morreria se despencasse dos 102 andares e altura total de 443,2 metros?

Segundo estudos, o pequeno animalzinho sobreviveria a queda Isso porque elas conseguem controlar seus corpos durante a queda e de eles serem pequenos e leves demais para sofrer qualquer dano ao atingir o solo.

Isso acontece por causa do conceito da velocidade terminal, no qual a força da gravidade que “puxa” um corpo em direção ao solo é igual e oposta à resistência do ar, que, por sua vez, “segura” a sua queda. A velocidade terminal depende de tamanho, massa e formato de um corpo e, no caso das formigas, um time de físicos da Universidade de Illinois calculou que ela é equivalente a 6,4 quilômetros por hora.

Isso não aconteceria com um humano. O corpo cairia cerca de 200 km/h, sofrendo um belo estrago ao chegar ao chão. O cientista chamado John Burdon Sanderson Haldane, conta que com como a resistência oferecida pelo ar é proporcional à superfície do objeto em queda, se dividirmos comprimento, largura e altura de um corpo por dez, o peso seria reduzido a uma milésima parte, enquanto a superfície seria diminuída a apenas uma centésima parte do total.

O cientista concluiu que a resistência de um corpo pequenino é aproximadamente 10 vezes maior do que a força da gravidade aplicada sobre ele. E ainda temos a questão da capacidade das formigas de conseguir manobrar seus corpinhos durante uma queda.

Fonte: Mega Curioso