Veja a diferença entre poema e poesia

Poema e poesia possuem diferenças. Saiba quais!

As palavras "poema" e "poesia", apesar de parecerem iguais, na pratica da língua portuguesa não são semelhantes. Elas possuem algumas diferenças que você vai aprender agora no Portal Meionorte.

Poesia: A poesia não é algo exclusivo da literatura, ela pode ser indicada em fotografias, artes plásticas e até em um poema. Ela esta associada a uma atitude criativa, e não a um gênero literário. Certa vez, o escritor Oswald de Andrade falou sobre a poesia: "Aprendi com meu filho de 10 anos que poesia é o descobrimento das coisas que nunca vira antes".

Exemplo de poesia:

"Eu, que desde os dez anos de idade faço versos; eu, que tantas vezes sentira a poesia passar em mim como uma corrente elétrica e afluir aos meus olhos sob a forma de misteriosas lágrimas de alegria: não soube no momento forjar já não digo uma definição racional dessas que, segundo regra a lógica, devem convir a todo o definido e só ao definido, mas uma definição puramente empírica, artística, literária”.
- Manuel Bandera

Poema: É um elemento que pertence ao gênero lírico, ele apresenta características que permitem identificá-lo. É composto em versos e estrofes. Neles é comum encontrarmos musicalidade, repetições e linguagens metafóricas.

Exemplo de poema:

"Memória

Amar o perdido
deixa confundido
este coração.

Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.

As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão

Mas as coisas findas
muito mais que lindas,
essas ficarão."

- Carlos Drummond de Andrade

Fonte: Portal Meionorte