Veja experiências que você pode fazer com bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio é elemento para diversas experiências

Que tal relembrar os velhos tempos das feiras de ciências? Sim, todo mundo já teve que mostrar seu lado “cientista maluco” para tentar conseguir aquela nota que faltava para passar direto ou não ficar de recuperação no final do ano, trabalhando em alguma projeto científico. E provavelmente esses experimentos envolviam o bicarbonato de sódio, já que esse é um produto barato, extremamente versátil e encontrado em qualquer casa.

O bicarbonato de sódio (NaHCO3) também é conhecido como carbonato de monossódio. Do ponto de vista químico é definido como um sal de sódio do ácido carbônico. O bicarbonato de sódio que encontramos comumente para venda é indicado como adequado para o uso alimentar. A indústria o utiliza como um aditivo na preparação de alimentos embalados. A presença dele nos alimentos é identificável na embalagem devido à sigla E500.

Além da culinária, é muito usado também na produção de bebidas gasosas (refrigerantes), como reagente de laboratório, na eletrodeposição de ouro e platina, em curtumes, no tratamento da lã e da seda, na nutrição de animais, na cerâmica, para a preservação da manteiga e da madeira e é um dos componentes dos talcos e desodorantes. Tudo graças à sua capacidade de libertar dióxido de carbono gasoso (CO2).

Assim, é possível explorar essa características com algumas experiências insanas que podem ser muito divertidas. Confira abaixo 5 delas!

1 – Granada de bicarbonato e vinagre

É bem simples! Basta pegar uma garrafa de refrigerante 2 litros e colocar vinagre até a metade. Depois, enrole um pedaço de papel toalha e feche rapidamente a tampa. Jogue a garrafa para o alto e… pernas para que te quero! Muito cuidado para não assustar ninguém.

2- Serpente do Faraó

Para esta experiência você precisa de açúcar, bicarbonato de sódio, álcool ou fluido de isqueiro, areia e uma forma de alumínio. Misture 4 porções de açúcar com 1 de bicarbonato de sódio. Coloque um pouco de álcool ou fluido na areia. Pegue a mistura de açúcar com bicarbonato. Coloque fogo e prepare-se para o resultado! O que faz a serpente subir é a combustão da sacarose (C12H22O11), que é o nome químico do açúcar. Quando ele queima, parte vai embora na forma de gás carbônico e outra na forma de água. Porém, uma porção do carbono fica e cresce formando a serpente.

3 – Vulcão em erupção

Simples e de efeito! Coloque em um recipiente um pouco de vinagre com anilina para colorir o líquido. Cubra o recipiente com terra e molde em formato de montanha, deixando o recipiente descoberto. Para fazer o “vulcão” entrar em erupção, jogue bicarbonato de sódio e voilá!

4 – Balões Expresso

Uma forma bem rápida de encher balões, sem que você precise ficar sem o ar de seus pulmões e ficar totalmente sem fôlego. Para isto, coloque vinagre em uma garrafa de plástico. Insira uma porção de bicarbonato dentro das bexigas e coloque na tampa das garrafas. Veja o resultado!

5 – Foguete caseiro

Mais um experimento utilizando o bicarbonato reagindo com o vinagre. E são diversas formas possíveis de fazê-lo. Eis uma delas. O corpo do foguete é feito com garrafas pet cortadas como no vídeo e você pode estilizar fazendo as asas e o bico com cartolina. Prepare um suporte de madeira com um prego ou um parafuso, para você fixar a rolha que irá vedar a garrafa. Preencha um quarto da garrafa com vinagre. Insira o bicarbonato enrolado em uma toalha de papel na garrafa e rapidamente feche a garrafa com a rolha. Corra e confira a decolagem!

Fonte: Fatos Desconhecidos