Você deve se fazer apenas 1 pergunta para combater a ansiedade

Saiba qual pergunta você tem que se fazer para combater a ansiedade

Questionar a si mesma com apenas uma pergunta é o suficiente, segundo o site da revista britânica Stylist, para fazer você se sentir menos ansiosa. É inevitável, todas se sentem ansiosas de vez em quando. Há até quem sofra de ansiedade debilitante crônica e quem só se sinta ansioso antes de grandes eventos - seja ele um exame, uma entrevista ou mesmo um primeiro encontro.

O que desencadeia ansiedade?

Seja qual for a situação, a ansiedade é uma resposta biológica inerente a situações que nossa mente ou corpo consideram problemáticas. Nossa reação de luta ou fuga desencadeia o sentimento de que estamos a perdendo o controle completamente.

Embora não haja nenhuma cura imediata para a ansiedade, existem alguns métodos que podem ser adotados, para ajudar a controlar a mente para superar qualquer tipo de pensamento catastrófico que surja com um perfil ansioso.

Como evitar?

Adote o exercício psicológico relatado na revista Business Insider, e citado no livro “Como Evitar Preocupações e Começar a Viver” de Dale Carnegie. O especialista divide o exercício em três partes:

Uma pergunta apenas

1. Pergunte a si mesma: “O que de pior poderia acontecer?"

2. Se prepare para aceitar e encarar o pior cenário.

3. Descubra como sobreviver e contornar o pior cenário, caso ele venha a acontecer.

"Quando nos forçamos a enfrentar o pior e o aceitamos mentalmente, então, eliminamos todas essas imaginações vagas e nos colocamos numa posição em que somos capazes de se concentrar no problema”, explica o especialista. Ou seja, se deixamos de apenas fazer especulações sobre o que poderia dar errado, quais serão os desafios e nos concentramos em, de fato, enfrentá-los usando todas as ferramentas, estratégias e planejamento disponíveis, somos capazes de matar qualquer dragão com nossa espada.

Essencialmente, quando estamos ansiosas, nossa mente sai fora de controle em todos os aspectos. Mas quando realmente focamos e somos realistas a respeito do pior resultado possível, isso ajuda a visualizar uma solução mais clara para o problema. Essa tática vai ajudá-la a ver que há uma luz no fim do túnel.


Image title

Fonte: megacurioso