Você sabia que oceano de Marte cobria 36% do planeta?

Há tempo que especialistas já discutiam a possibilidade de água

Uma sonda que orbita Marte descobriu compilando dados da Nasa e da Agência Espacial Europeia que o planeta tinha um oceano que cobria 36% de sua superfície.

Ao todo eram 30 milhões de metros cúbicos de água. Marte teria um volume de água dez vezes menor do que temos na Terra. De acordo com as informações coletadas pelos cientistas, o ciclo do oceano de Marte era similar ao terrestre. Lá as nuvens eram formadas, chovia, ocorriam precipitações, formava gelo e existia água subterrânea.

Há muito tempo especialistas já discutiam a possibilidade de existência de um oceano no planeta. Para chegar a uma resposta convincente foi usado um sistema de informação geográfica que mapeou o terreno de Marte. Foram descobertos mais de cinqüenta deltas de rios. Vinte e nove deles estavam diretamente ligados ao que deveria ser um oceano. O acúmulo de água teria acontecido há mais de três bilhões de anos numa era conhecida como Noachian.

Uma pesquisa divulgada anteriormente já tinha descoberto quarenta mil vales de rios em Marte. Isso demonstra que o planeta era dominado por muitas precipitações.

Agora resta descobrir o que aconteceu com toda a água do planeta.


Image title

Fonte: sitedecuriosidades