“Curral” retrata forma antiga de fazer política

Filme foi gravado na cidade de Gravatá

ThomÁs Aquino, Rodrigo García, Marcelo Brennand e Pedro Wagner | Daniela Nader
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cena política é o enredo do drama “Curral”, dirigido por Marcelo Brennand, que foi rodado em Gravatá, interior de Pernambuco. O longa conta a história de Chico Caixa (Thomás Aquino), um homem humilde recrutado por seu amigo Joel (Rodrigo García), candidato a vereador, para ajudar na conquista de votos num importante bairro. Neste drama político, Chico é a mola motriz para situações que irão questionar os processos eleitorais no interior do Nordeste.

Ele é levado por um amigo de infância para fazer atuar num modelo antigo do fazer política, mas que pode ser visto no interior do país. Para se eleger, tanto Chico Caixa quanto Joel usam o fornecimento de água como moeda de troca com a população. Chico se vê confrontado entre suas necessidades financeiras e seus princípios.

Marcelo Brennand dirigiu em 2011 o premiado documentário “Porta a Porta”, onde acompanhou o passo a passo de candidatos a vereador da cidade de Gravatá, no interior de Pernambuco, e as estratégias dos seus cabos eleitorais para conquistar os votos da população. Inspirado na trajetória de sucesso do documentário Marcelo criou a história de seu primeiro longa-metragem de ficção: “Curral”.

O diretor conta que “as referências dos processos de campanha e procedimentos, já haviam sido reunidas durante o documentário Porta a Porta. O desafio agora é transformar essas informações em um drama político, envolvente e crítico, sem ser partidário ou panfletário. A intenção aqui é observar e questionar os procedimentos eleitorais que marcam esse tipo de certame, notadamente nas cidades de interior”. E complementa que a ideia é que o projeto “resulte num filme de narrativa envolvente, que o público sinta empatia pelo protagonista, mas que também provoque pontos de reflexão sobre a sociedade pernambucana, nordestina e brasileira e desperte debates sobre o tema do processo político de uma eleição”. O elenco é composto por Thomás Aquino (“Bacurau” e “Praia do Futuro”), Rodrigo García (“Tatuagem”) e Carla Salle (“Motorrad”). A direção de fotografia é de Beto Martins. A direção de arte é de Juliano Dornelles (“Aquarius”, “Bacurau” e “O Som ao Redor”) e o figurino fica com Rita Azevedo (“Aquarius”).

Curral é uma produção de Bárbara Maranhão e Marcelo Brennand. O filme tem roteiro de Marcelo Brennand, Fernando Honesko e Marcelo Muller. O longa é uma produção Zéfiro Filmes, em coprodução com a Querosene Filmes e distribuição da Pandora Filmes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES