Desfile de blocos atrai multidão para Avenida Marechal Castelo Branco, na capital do Piauí

Abordando problemas sociais aliados ao bom humor, os blocos de Teresina desfilaram no último domingo.

TRADIÇÃO | Os blocos de Teresina mostraram quem que fica na cidade tem opções para diversão | Reprodução Jornal MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O folião que não pôde viajar e ficou na cidade teve como atração para este domingo de Carnaval a programação dos tradicionais desfiles dos blocos. Mesmo com a possibilidade de chuva, muitos saíram de casa e foram para a avenida conferir a apresentação dos blocos, entre eles: Coisa de Nego, Piauí Samba, Amigos do Cabral, Nós Tudinha, Turbinados do Sergipe, Guericó e Bloco dos Piratas.

A festa começou com alguns minutos de atraso por conta da decisão do Bloco Coisa de Nego - o primeiro previsto para desfilar - de não se apresentar na avenida. De acordo com os diretores do bloco, a falta de verba e dificuldades financeiras teriam inviabilizado a apresentação.

Por conta disso, o primeiro bloco a se apresentar na avenida da folia no domingo, dia 19, foi o Piauí Samba, que já tem tradição na avenida e trouxe muito brilho ao evento. Com enredo bastante bonito, o tema do bloco para 2012 foi cantado por todos os seus integrantes.

Os bonecos gigantes que acompanhavam o fim dos desfiles de cada bloco também foram um show à parte e encantaram as crianças e também muitos adultos com as suas piruetas. Muitos pais fizeram questão de levar seus filhos para o evento e muitos deles se enfeitaram no verdadeiro clima de Carnaval.

A festa organizada pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, contou, além dos desfiles dos blocos de sujos, com a apresentação de bandas no palco principal. Bloco de mulheres - Nós Tudinha alerta para a violência e se destaca Contudo, o grande destaque da noite foi o bloco Nós Tudinha, que surgiu em 2007 e desde então é presença garantida no corredor da folia.

Cerca de 600 mulheres vieram para a avenida defender o tema ?Violência contra a mulher: a dor que a Justiça não sente. Chega de impunidade!?. A intenção era de se divertir e alertar para os perigos e avanços da violência contra as mulheres. ?Estamos aqui, hoje, para nos divertir e conscientizar também as mulheres de que elas não precisam viver situações de abuso e precisam se defender da violência sofrida por companheiros, esposos ou namorados?, explica Francisca Guimarães, que é uma das mobilizadoras do Nós Tudinha.

Ela conta que já viveu situações de abuso doméstico e que hoje conta sua experiência para incentivar outras mulheres a também se libertarem de situações de perigo. Francisca Guimarães defende ainta que também cabe às mulheres e mães ensinarem aos seus filhos homens de que a mulher deve sempre ser respeitada.

Além das integrantes do bloco, uma das atrações do Nós Tudinha foi a presença da grande dama da sociedade piauiense, Genu Moraes, que com 85 anos distribuiu vitalidade desfilando em carro aberto e cantando o tema das mulheres contra a violência e alertando as autoridades para a problemática tão atual.

Trinta mil pessoas foram à Marechal. O prefeito de Teresina, Elmano Férrer (PTB), disse que no domingo 30 mil pessoas foram para o Carnaval na Avenida Marechal Castelo Branco, e foi retomado o Carnaval popular da cidade. Férrer disse que neste ano Teresina realizou uma extensa programação carnavalesca, que teve como destaque o Corso, no dia do Zé Pereira, que se transformou no maior do mundo.

?Na Avenida Marechal tivemos grande show com 30 mil pessoas e blocos carnavalescos. Também tivemos em outros locais o desfile do Carnaval, tivemos, na Praça da Liberdade, o Sanatório Geral. Tudo isso fez com que o Carnaval deste ano fosse do povo para o povo?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES