Veja dicas de como pedir um aumento de salário

É importante estar seguro e possuir dados concretos que justifiquem a solicitação.

Já conheceu alguém que não gostaria de ganhar um bom aumento de salário? Conquistar esse "up grade" financeiro no emprego não é lá muito fácil, mas também não é impossível! Tudo depende de fatores como: sua postura profissional, seu esforço no trabalho, dos resultados positivos apresentados, da situação econômica da empresa e, claro, da forma como você vai pedir o aumento.

Segundo Melina Graf, Gerente de Planejamento de Carreira da Ricardo Xavier Recursos Humanos, pedir aumento de salário é uma situação delicada para qualquer profissional, independentemente do nível hierárquico ocupado dentro de uma empresa. Por isso, é importante estar seguro e possuir dados concretos que justifiquem a solicitação.

Ela diz que o primeiro passo é realizar uma autoavaliação e verificar quais são as chances do pedido ser positivo, evitando um desgaste desnecessário e uma possível desmotivação no ambiente de trabalho. "É importante avaliar os seguintes critérios: qual foi o desempenho no período de um ano; se o comprometimento está alinhado com as estratégias da empresa; se o profissional se envolve em novos projetos; se é requisitado por seu gestor para resolver problemas importantes; quais os benefícios que a pessoa leva para a sua equipe; se o perfil técnico (idiomas/ formação acadêmica) está adequado para o cargo exercido e, também, para as expectativas que a empresa tem em relação ao seu desempenho".

Segurança, transparência e maturidade diante do chefe, diz Melina, são fundamentais. "Também é preciso apontar números concretos baseados no desempenho e resultados alcançados. Por exemplo: aumento no volume de vendas, redução de custos industriais, aumento de faturamento após análise de mercado ou lançamento de produto, e futuros objetivos que conduzem para o benefício da empresa como metas e indicadores".

E qual o melhor momento para se pedir o aumento? Segundo a consultora, pode ser diante de um elogio, diante de bons resultados ou simplesmente em razão de um grande tempo de serviço. "É importante avaliar os feedbacks que o profissional recebe da equipe e dos superiores; de que forma seu trabalho está agregado à estratégia da empresa, de que forma seu conhecimento de mercado beneficia para os clientes. É importante neste momento ter bom senso e percepção de que é o momento adequado".

O pedido de aumento deve ser feito no próprio ambiente de trabalho, após a solicitação de uma reunião formal com o superior imediato. Atenção: é necessário estar preparada para os questionamentos que podem ser feitos e, principalmente, para receber um "não" como resposta.

"Neste caso, de duas, uma: ou você aceita ficar na empresa e não deixa que isso se transforme em desmotivação e tenha impacto no desempenho, ou começa a procurar por outras oportunidades no mercado. É claro que antes de tomar qualquer decisão, é importante fazer uma avaliação e reflexão de sua carreira dentro da empresa, analisar os prós e contras e as perspectivas de desgaste emocional", diz Melina.

Fonte: Terra