SEÇÕES

Dieta para emagrecer rápido pode fazer você estocar gordura

Dietas muito restritivas mandam sinal de alerta para o cérebro

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma dieta para emagrecer rápido pode ser uma tentação e que não falta por aí é promessa de perder muitos quilos em pouco tempo. Mas uma dieta restritiva traz riscos para saúde e ainda pode ter o efeito contrário do esperado. 

Segundo estudo da Universidade de Cambridge e reportagem do jornal britânico "Daily Mail", a dieta para emagrecer rápido pode fazer com que o corpo estoque ainda mais gordura. Com isso, no primeiro momento é até possível perder peso , mas isso não será feito de maneira saudável e, a longo prazo, você pode ter dificuldade para perder aquelas gordurinhas. 

Proteção para o corpo

Há tempos especialistas discutem se o corpo é capaz de estocar energia e reduzir o metabolismo para se preservar em momentos que recebe pouco alimento. Os cientistas britânicos mostraram como o corpo é capaz de fazer esse armazenamento. 

Clémence Blouet, autor da pesquisa, diz que o corpo funciona como um termostato, equilibrando a quantidade de comida ingerida com a energia que vai gastar. "Quando você come menos, seu corpo faz uma compensação e queima menos calorias, o que torna o processo de emagrecimento mais difícil", diz. Portanto, a dieta restritiva faz efeito no primeiro momento, mas o corpo já tende a se preparar para receber menos alimento e com isso, vai guardar gordura e trabalhar com metabolismo mais lento, esperando um momento de emergência e nova falta de alimento. 

Testes

Para entender como o cérebro funciona, os pesquisadores fizeram testes em ratos e estudaram a região do hipotálamo, onde é controlada as sensações de saciedade e a vontade de comer. Em laboratórios, eles usaram um mecanismo que ligava e desligava parte desses neurônios. Depois, acompanharam a temperatura dos animais, um indicativo que quanta energia estava sendo gasta. 

Com isso, descobriram que esses "neurônios inteligentes" mandavam sinais para o corpo de quando era o momento de comer e também quando o organismo deveria economizar e estocar energia. "Nosso estudo sugere que esse grupo de neurônios coordena apetite e energia que pode ser gasta. Se há oferta de comida, ele nos faz comer mais. Se o alimento começa a faltar, ele faz o corpo entrar em modo de reserva e faz com que a gordura seja estocada", explica o autor da pesquisa. 

Antes, esse mecanismo era uma forma do ser humano sobreviver a escassez de comida. Agora, quem segue uma dieta para emagrecer rápido por muito tempo ou sem faz uma dieta da moda sem nenhum acompanhamento pode levar o corpo a esse estado de alerta novamente e, com isso, terá ainda mais dificuldade para perder peso e gordura. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos