Encontro de Folguedos começa nesta sexta

Encontro de Folguedos começa nesta sexta

Alagoas, Bahia, Maranhão, Pará, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio, Ceará, Tocantins e Pernambuco participam do evento.

Começa nesta sexta-feira, 18 de junho, às 19 horas, o XXXIV Encontro Nacional de Folguedos, na Vila Olímpica do Albertão. A programação deste ano conta com Mostra Nacional de Quadrilhas, shows musicais, seminários de tradições brasileiras, oficinas de música e dança, Festival de Toadas de Bois e mais os festivais de ?Viola e Repente? e ?Sanfona de Ouro?.

Doze estados já confirmaram a participação no evento: Alagoas, Bahia, Maranhão, Pará, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Ceará, Tocantins e Pernambuco. Sergipe com o grupo Samba de Roda e Rio de Janeiro com Jongo de Pinheiral vêm pela primeira vez aos Folguedos E claro, o Piauí participa com vários grupos vindos de 32 municípios.

Serão três os espaços de honra montados na Vila Olímpica do Albertão para receber os mais de 180 grupos que se apresentarão nos 10 dias de Folguedos. O Palco Nacional, o Palco das Tradições e o Palco do Forró. Sendo que a cada noite se apresentam, em média, 30 grupos nos três palcos.

O Palco Nacional recebe por noite, nos dez dias de evento, uma média de 120 apresentações, tendo cerca de 50 mil espectadores com os olhos voltados para este espaço, o que comprova o prestígio que os Folguedos conquistaram ao longo destes anos de realização.

O Palco das Tradições é o espaço, por excelência, dos violeiros, emboladores, malumelengueiros e do pé-de-serra arretado. Neste palco serão realizados os Festivais ?Sanfona de Ouro?, ?Viola e Repente? e, também, o Festival de Forró, todos os três, competitivos.

Fonte: Fundac