Encontro de Folguedos traz grupo do Rio de Janeiro

Encontro será realizado no espaço Albertão e traz o grupo Jongo de PInheiral

Em sua trigésima quarta edição o Encontro Nacional de Folguedos que acontece este ano, de 18 a 27 de junho, traz, pela primeira vez, uma das manifestações culturais brasileiras mais tradicionais e antigas do sudeste do País. Trata-se do ?Jongo de Pinheiral?, grupo do Rio de Janeiro que remete a uma tradição de 150 anos que influenciou, decisivamente, a formação do próprio Samba carioca.

Com a participação de 11 estados confirmados, o 34º Encontro Nacional de Folguedos do Piauí se diferencia por abrir espaço para a diversidade cultural brasileira, criando expectativas positivas entre os grupos do Brasil, como demonstrou João Paulo, integrante do ?Jongo de Pinheiral?.

Ainda segundo o integrante do grupo do Rio de Janeiro, ?o Jongo existe desde os temos dos escravos e a dança vem passando de geração em geração?, sendo que o grupo propriamente dito, ?Jongo de Pinheiral?, tem 25 anos, se instituído como Ponto de Cultura há 2 anos.

Mas o que é mesmo Jongo?

Para quem nunca ouviu falar em Jongo, pode-se adiantar que a dança, também conhecida como Caxambu, é uma manifestação cultural muito presente no sudeste do Brasil e tem origem nas colônias de escravos usados nas fazendas de café do interior dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

O ?Jongo? insere-se na mesma linha das chamadas danças de umbigada, como o próprio tambor de crioula é um exemplo e foi trazida para o Brasil por negros bantu, que foram seqüestrados nos antigos reinos de Ndongo e do Kongo, região compreendida hoje como boa parte do território da República de Angola.

Tão importante foi a influência desta manifestação cultural que o Governo Federal, em 2005, reconheceu a dança como patrimônio imaterial brasileiro.

O grupo ?Jongo de Pinheiral? se destaca ainda por misturar originalidade e tradição em suas apresentações, tendo sua origem na fazenda São José Pinheiro, pertencente a grandes produtores de café e senhores de escravos do interior do Rio de Janeiro.

O grupo ?Jongo de Pinheiral? já ganhou vários prêmios entre eles: Prêmio Culturas Populares Mestre Humberto Maracanã em 2008(MinC); Prêmio Pontinho de Leitura também do MinC(2008) e Prêmio Culturas Populares da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Rio de Janeiro.

O 34º Encontro Nacional de Folguedos do Piauí acontece, de 18 a 27 de junho, na Vila Olímpica do Albertão, espaço que recebeu, ano passado, mais de 450 mil visitantes. O evento é realizado pelo Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauí (FUNDAC) e é considerado um dos maiores e mais organizados eventos do gênero do Brasil.

Fonte: Fundac