Ex-militar é indenizado por sofrer tortura

Vítima levou socos, chutes e teve braço quebrado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dezenove anos depois de ter sido torturado dentro do 2º Regimento de Cavalaria de Guardas Andrade Neves, uma unidade do Exército em Deodoro, e de travar uma longa batalha judicial, o ex-soldado Luiz Carlos Viana Santos conseguiu a vitória. O juiz Adriano Saldanha Gomes de Oliveira, da 14ª Vara Federal do Rio, condenou este mês a União a pagar ao ex-militar R$ 127,5 mil de indenização por danos morais, além de obrigá-la a reformá-lo como cabo (a partir de maio de 1992), pagando-lhe os vencimentos atrasados, com atualização monetária e os juros correspondentes.

Segundo o juiz escreveu na sentença "não há possibilidade de torturar, seja como método de produção de prova, seja como pena aplicada. E não há circunstância que justifique sua ocorrência". No mesmo texto, o magistrado afirma: "(...) resta provado, nos autos, que o autor sofreu, em pleno regime democrático brasileiro, mais precisamente no dia 22 de novembro de 1991, sessão de tortura durante horas, para fins de uma almejada confissão a ser obtida por seus torturadores, acerca do crime, repita-se, que ele não cometeu".

Vítima levou socos, chutes e teve braço quebrado

A história de Luiz Carlos Viana foi contada numa série de reportagens do GLOBO em 2000. Acusado de roubar um cheque, o então soldado passou mais de cinco horas sendo torturado. Na época da reportagem, Luiz Carlos contou que foi chutado, levou socos e teve um braço quebrado. Após denunciar seus agressores, ele foi forçado a deixar o Exército.

Os torturadores foram condenados: um sargento, a um ano e três meses de prisão; e um capitão, a um ano e nove meses. O primeiro foi afastado do Exército; o capitão cumpriu pena e foi promovido a major. Luiz Carlos virou cobrador de ônibus. O ladrão do cheque apareceu depois: era outro soldado do quartel.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES