Facebook quer facilitar busca por status, "curtir" e vídeos

Hoje, as pesquisas listam, misturados, pessoas, páginas de fãs e aplicativos que se encaixam no termo de busca.

O Facebook está investindo para melhorar o mecanismo de busca do site, que congrega mais de 850 milhões de membros no mundo. A companhia de Mark Zuckerberg quer facilitar a navegação dos usuários no meio de todos os conteúdos postados, como atualizações de status, artigos, vídeos e até as informações "curtidas" com o botão do Facebook, de acordo com a Bloomberg, duas pessoas próximas ao assunto mas que não quiseram se identificar.

As melhorias nas buscas seriam responsabilidade de um time de cerca de 24 pessoas, trabalhando sob a batuta do ex-Google Lars Rasmussen. Hoje, as pesquisas listam, misturados, pessoas, páginas de fãs e aplicativos que se encaixam no termo de busca.

Os burburinhos sobre a melhoria começaram depois que o CEO do Facebook publicou em seu perfil uma foto de sua mesa com uma placa (no atalho http://on.fb.me/H1vjTV). "Mantenha o foco e continue entregando (resultados)", diziam as letras grandes e vermelhas, mas o que mais chamou a atenção dos geeks de plantão foi a tela do notebook que estava sobre a mesa, que mostrava uma página que poderia ser a versão beta de uma busca melhor.

Fonte: Terra