10 coisas que você não sabia sobre o diabo

Há 119 sinônimos para a palavra diabo no dicionário Aurélio

10 coisas que você não sabia sobre o diabo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que diabo é uma palavra de origem grega que significa “acusador” ou “caluniador”? Para saber mais coisas sobre o "Pai das Trevas", confira as nossas curiosidades:

1. O pentagrama é uma estrela de cinco pontas normalmente usado como símbolo religioso e amuleto. Os satanistas usam o pentagrama invertido, com duas pontas para cima. Para eles, o pentagrama representa o triunfo da matéria sobre o espírito.

2. Enquanto as tradições islâmicas e cristãs consideram o inferno um lugar de castigo eterno, as judaicas, hindus e budistas o veem como um local para a purificação e restauração da alma. No judaísmo, por exemplo, a condenação não é eterna, e o inferno não é um beco sem saída, pois a alma pode de lá sair pura e renovada.

3. Para os hebreus, Jeová era um deus superior aos deuses dos povos vizinhos. Talvez seja por isso que o diabo tenha recebido nomes de entidades estrangeiras, como Asmodeu (deus persa da tempestade) e Belzebu (uma divindade filisteia).

4. Na Idade Média, acreditava-se que o inferno possuía infraestrutura e o diabo, diversos assessores, entre eles Nergal (demônio que comandava a polícia do inferno), Astaroth (tesoureiro infernal), Abramalech (responsável pelo guarda-roupa de Lúcifer) e Baalberith (secretário de Lúcifer).

5. Íblis é o nome de Lúcifer na mitologia islâmica.

6. Durante o Hajj, a peregrinação islâmica a Meca, os fiéis cumprem o ritual de apedrejamento de três pilares representando o diabo. Segundo o Islã, cada peregrino deve atirar 21 pedras.

7. Existem 119 sinônimos para a palavra diabo no dicionário Aurélio. No Houaiss, são 116.

8. Baal era o deus fenício da fertilidade transformado em um dos príncipes do inferno. É um dos deuses “pagãos” mais citados na Bíblia.

9. Reza uma lenda que Lúcifer era um dos arcanjos celestiais, e o preferido de Deus. Inteligente e com boa lábia, o arcanjo convenceu parte dos anjos a se rebelarem contra o Criador, o que, no final das contas, ficou caro. Lúcifer foi desmoralizado, expulso do reino celestial e atirado nas profundezas do mundo, onde criou o inferno.

10. Contrariando o senso comum (e as mentes preconceituosas), o exu das religiões afro-brasileiras não é um demônio. Exu é o guardião dos caminhos, emissário entre os homens e os orixás, uma divindade que não está associada ao mal. Na umbanda, Exu é representado por Santo Antônio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES