9 coisas que você precisa saber sobre o transplante

Transplante é o ato de migrar um órgão, membro, tecido ou células

9 coisas que você precisa saber sobre o transplante | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para quem não sabe, o transplante é o ato de colher um órgão, membro, tecido ou células vivas de um doador para um receptor com o objetivo de restaurar uma função perdida.

Para saber mais sobre o transplante, selecionamos algumas curiosidades. Confira:

1. Os órgãos e tecidos mais usados para transplante são: pulmões, pâncreas, rins, fígado, intestino, estômago, medula óssea, ossos, pele, coração e córneas.

2. O tipo mais comum de transplante é a transfusão de sangue. A transfusão é quando um receptor recebe o sangue de uma pessoa com tipagem sanguínea igual ou compatível com a sua.

3. O fígado é o único órgão do corpo humano capaz de recuperar até 75% dos seus tecidos. Por isso que é tão comum o transplante de fígado entre vivos (ou, para usar a palavra correta, “intervivos”). Os médicos podem retirar parte do fígado de uma pessoa para doação que ele se regenerará.

4. Pessoas com problemas renais e que, por isso, precisam de transplante são as que encontram a fila mais longa. São mais de 31 mil brasileiros esperando por um rim. Em segundo lugar estão os que precisam de córneas. A fila tem cerca de 24 mil pessoas. A terceira maior fila é a do fígado, com seis mil. Uma observação: os dados são de 2003.

5. As listas de espera obedecem a dois critérios: ordem cronológica e urgência nos transplantes. Em alguns casos, como o do fígado, é pela gravidade da doença. Pacientes menores de 18 anos também têm prioridade.

6. O tempo de retirada do coração, pulmão e pâncreas de uma pessoa com morte encefálica e implantação noutra viva nunca pode ultrapassar quatro horas.

7. Se a família quiser doar o órgão de algum parente recém-falecido (isto é, com morte encefálica) e em condições de ser um doador, avise o médico, hospital ou a central de transplantes mais próxima. Os custos são inexistentes.

8. Pesquisas feitas nos Estados Unidos e em outros países querem tornar possível, num futuro não muito distante, a doação de membros inteiros como braços e pernas.

9. Você sabia que na China, os prisioneiros condenados à morte são obrigados a doar seus órgãos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES